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sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Fichamento... O que é isso?



O que é um fichamento?

Está ai uma dúvida que todos nós temos e nem todas as pessoas são capazes de nos esclarecer, começamos a ficar super confusos quando falam em fichamento e vai batendo um desespero de um tamanho que... Gente, eu não agüento a pressão!
Mas é para isso que eu existo! (risos)
Vamos começar então explicando as maneiras pelas quais é  possível fazer um fichamento, e claro, o que é um fichamento!

Fichamento é uma excelente maneira de ser guardar aquilo o que você leu, possibilitando que você ganhe tempo, pois se você fizer um bom fichamento, dificilmente precisará recorrer ao original a todo instante , a não ser é claro que precise rever alguns conceitos. Mais um motivo para se fazer um fichamento é que você também ganha maior entendimento do texto, pois precisa capturar o essencial!

Mas o que é fichamento? Ainda não entendi...

  • Vejamos antes o ele que não é :
  1. Não é resumo, embora possa conter resumos;
  2. Não é paráfrase, embora possa conter paráfrases do autor.

  • Fichamento é basicamente o arquivo do texto que você lê contendo a referência e o que você entendeu do conteúdo do texto de uma obra, de um texto ou mesmo de um tema.

Outras definições:

FICHAMENTO
  • Também chamada de fichas de documentação teórica (SEVERINO, 2000, p. 37). São de fundamental importância na construção de trabalhos científicos.

“O fichário é constituído primeiramente pelas fichas de documentação temática. Baseia-se nos conceitos fundamentais que estruturam determinada área do saber. Cada estudante pode formar seu fichário de documentação temática relacionado ao curso que está seguindo, a partir da estrutura curricular do mesmo”. (SEVERINO, 2000, p. 38).


Deixando bem claro, o fichamento então não é um “trabalho” acadêmico, na verdade é a construção do nosso conhecimento.
Para fazer o fichamento de uma obra ou texto você deve:
1. Ler o texto inteiro uma vez ininterruptamente
2. Ler o texto novamente, grifando, fazendo anotações e procurando entender o que o autor quer dizer em cada parágrafo (lembrem do Estudo pela Leitura Trabalhada)
3. Fazer o fichamento

Por exemplo, a professora nos deu o livro de Marcos Bagno para ler, tem muita informação e toda vez que eu quiser me lembrar do que falava tal capítulo eu não vou ter, às vezes, tempo de ir lá e abrir o livro folheá-lo para relembrar o que dizia. Por isso, vou consultar o meu fichamento a fim de me lembrar o que tinha lá...
Como assim??? Como é que eu faço um fichamento??? Ainda não entendeu não é?
Então aqui vamos nós.
O fichamento pode ser feito por quatro métodos. São eles:
  1. Bibliográfico (catalogação bibliográfica)
  2. Citação (transcrição)
  3. Resumo (de conteúdo)
  4. Opinião (de comentário ou analítico)

Fichamento bibliográfico: Ao menos para mim ele não é muito útil, mas quando não se tem uma biblioteca dentro de casa, as vezes é preciso fazer um levantamento bibliográfico. Neste tipo de fichamento você vai anotar somente a catalogação do livro e tudo mais, como se estivesse montando um banco de dados. Na faculdade, por hora, não irão usa-lo.

Fichamento por citação: Esse sim é o danado que todo mundo vai usar!
  • É o tipo de fichamento que vai ser composto de citações do próprio autor da obra lida. É a transcrição literal do texto.
  • Após leitura sistemática da obra, o estudante/pesquisador sublinha frases, parágrafos, partes que expressam a idéia principal do autor. Partes estas que podem ser transcritas no seu trabalho de pesquisa (artigo, monografia, ensaio...).
  • Tendo o cuidado de abrir e encerrar a citação com aspas, e indicar a página da qual se fez a transcrição. Quando se fizer supressão de alguma parte da obra, deve se indicar tal supressão com reticências entre colchetes [...].
  • Vejamos alguns exemplos.
  • Citação completa
HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. 4.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

"O homem nasce já inserido em sua cotidianidade. O amadurecimento do homem significa, em qualquer sociedade, que o indivíduo adquire todas as habilidades imprescindíveis para a vida cotidiana da sociedade (camada social) em questão. É adulto capaz de viver por si mesmo a sua cotidianidade" (p. 18).

  • Citação com supressão:

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. 4.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
"O adulto deve dominar, antes de mais nada, a manipulação das coisas [...] Mas embora a manipulação das coisas seja idêntica à assimilação das relações sociais, continua também contendo inevitavelmente, de modo imanente , o domínio espontâneo das leis da natureza" (p. 19).

Fiochamento por Resumo: Bem, neste tipo de fichamento você VAI LER todo o texto até ter uma compreensão exata dos fatos e então você vai resumir os tópicos, ou seja, é um fichamento não muito longo das idéias principais. Não é uma transcrição exata do que o autor disse, mas sim uma exposição do que você entendeu.
  • O autor da ficha vai por a sua compreensão do texto, usando seu próprio estilo. Não se afastando jamais das teses originais. Lembrando que um resumo é uma condensação das idéias do texto, sendo assim uma redução do texto.

Fichamento por Opinião (crítico, analítico):
  • É neste tipo de ficha que o estudante/pesquisador vai além de descrever o conteúdo da obra lida, ele interpreta, incluindo uma crítica pessoal às idéias expressas pelo autor da obra.
  • O fichamento crítico é a base, juntamente com o de resumo para a construção de resenhas.
  • Lakatos e Marconi (2003) afirmam que o fichamento crítico pode apresentar um comentário sobre a forma pela qual o autor desenvolve seu trabalho, no que se refere aos aspectos metodológicos.
ASSIM, FICHAMENTO CRÍTICO:

  • É uma analise crítica do conteúdo, tomando com referencial a própria obra;
  • É uma interpretação de um texto obscuro para torná-lo mais claro;
  • É a comparação da obra com outros trabalhos sobre o mesmo tema;
  • É a explicitação da importância da obra para o estudo em pauta.
  • É a elaboração pessoal sobre a leitura, e deve conter:
  1. Comentários (parecer e crítica)
  2. Ideação (novas perspectivas)  (DIAS, Luiz, 2012)

Ok, agora já definimos o que é um fichamento e por quais maneiras é possível fazê-lo... Mas a dúvida é agora: ONDE fazê-lo?
Bem, normalmente você faz um fichamento naquelas fichinhas de estágio, retangular (meio durinhas), que só tem as linhas. É nesse tipo de ficha que você faz, pois é como se fosse um banco de dados, então você coloca em ordem por tema, ou por nome, ou fica a seu critério, afinal é um meio de ganhar tempo, então escolham um jeito mais fácil de se fazer.
exemplo de fichinha.


Já no computador... A coisa muda, a ficha deve conter as seguintes informações:

 Assunto(tema)
Referência Bibliográfica completa
Texto da ficha
Tipo de fichamento
Biblioteca em que se encontra a obra

Algo parecido com isso. 
 
É claro que varia de acordo com cada professor e em cada situação, mas espero realmente ter ajudado!

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Referências:
DIAS, Luis. Como fazer fichamentos acadêmicos. 2012
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade e. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
___________. Metodologia do trabalho científico. 6. Ed. Revista e ampliada. São Paulo: Atlas, 2001.
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica - a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 11. ed. São Paulo: Cortez, 1984.
RUIZ, J. Álvaro. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 1996.

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