Pages

Ads 468x60px

.
Tecnologia do Blogger.

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Normas da ABNT - Já posso me matar, ou não?

Primeira coisa que os professores todos começam a falar na faculdade é a respeito da formatação dos trabalhos que tem que estar TODOS de acordo com as normas da ABNT, mas afinal de contas, o que é isso? Acho que é a dúvida da maioria dos alunos e não é para menos... O negócio, a princípio, assusta! E assusta ainda mais quando os professores começam a falar que elas mudam e se atualizam quase todo ano, então o que você aprendeu ano passado pode não estar em vigor mais este ano! A melhor maneira de não se desesperar diante desta eventualidade é pesquisando no site da ABNT as mudanças! Vocês vão ver que mudam poucas coisas, são sempre detalhes mínimos, mas que podem nos fazer perder horas e horas arrumando, visto que temos de lutar com o word, as vezes, para que ele obedeça nossas ordens! (olha eu fazendo pressão psicológica). 
Por causa disso, resolvi postar para vocês um texto que fiz a respeito das mudanças, pode ser que algumas mudanças aconteçam este ano, mas por hora são essas ai!
ps: Lembrem-se! Todo o texto que retirarem da internet, ou de qualquer lugar como livros, jornais e revistas, merecem suas respectivas bibliografias! Portanto, se precisarem usar alguma citação do meu texto, lembrem-se de colocar referência, plágio não é legal moçada! E por apostar que os professores sempre descobrem!
________________________________________________________________

Introdução
Sabemos que são necessárias algumas normas para a elaboração de um trabalho acadêmico, pois, uma vez que estas não existissem, tornaria o trabalho do professor muito mais difícil, levando em consideração que a estética de um trabalho é muito importante, ainda mais para alunos em nível superior.
Sendo assim, existem as Normas da ABNT para auxiliar os estudantes na hora de formatar o seu trabalho e deixa-lo de acordo com as exigências acadêmicas. Foi fundada em 1940 e é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico do Brasil. É uma entidade privada, sem fins lucrativos e é reconhecida como o único fórum de normalização brasileiro.
Diante deste prisma, focaremos neste trabalho as normas da ABNT dentro da academia, pois a primeiro momento, é o pesadelo dos estudantes, uma vez que estavam habituados a uma rotina diferente da acadêmica, encontram dificuldades em normalizar os seus trabalhos da forma correta.
Como nada é imutável, as normas da ABNT passam por algumas mudanças para se adequar as necessidades de quem as usa e melhor desenvolver a sua função, e é este o nosso objetivo, explanar quais foram as últimas mudanças que entraram em vigor no ano de 2012.

Mudanças nas normas da ABNT

Como sabemos as normas da ABNT passam por mudanças em suas estruturas para garantir sua eficácia e é por este motivo que temos de ficar de olho no que mudou e em que área mudou.
Quanto as mudanças ocorridas nas normas da ABNT para trabalhos acadêmicos, as últimas alterações foram na norma NBR:14724 versão 2005 para a NBR:14724 versão 2011, que diz respeito a elaboração de tcc, dissertação e  teses. Abaixo faremos um relato das principais mudanças que ocorreram nesta nova atualização que entrou em vigor.
Na estrutura dos trabalhos acadêmicos, nesta nova atualização, já podemos perceber a mudança nos elementos pré-textuais que foram divididos em parte externa e parte interna do trabalho, diferente da versão antiga onde não se existia esta distinção. A capa e a lombada que antes faziam parte das partes pré-textuais, agora fazem parte da “parte externa” do trabalho e a “parte interna” compreende nos elementos pré-textuais, os textuais, e os pós-textuais.
Quanto ao prefácio, além de todas as informações referentes ao Comitê Brasileiro de Documentação e Informação (ABNT/CB – 14), responsável pela elaboração da norma, foi inserido um Scope na língua inglesa, cujo texto em português constituiu o primeiro tópico da norma, seguido pelas referências normativas.
Em termos e definições foram introduzidos os seguintes termos aos que constavam na edição anterior: autor, dados internacionais de catalogação-na-publicação, ficha catalográfica, folha, página, subtítulo, título, volume e suas definições. Também foi criado uma nota sobre o acréscimo da unidade de federação na capa para cidades homônimas.
Quanto a errata, tem de se colocar informações sobre o acréscimo após a impressão em papel avulso ou encadernado, na nova edição eles trazem um exemplo com a referencia do trabalho e as informações da errata em formato de quadro.
A epigrafe deve seguir a norma NBR 10520, as listas de ilustrações, tabelas, de abreviaturas e de símbolos constam exemplos. Referente aos elementos textuais foi retirada a nota sobre os desdobramentos e reduzido o texto. O glossário consta exemplos, assim como os apêndices e anexos que devem conter título centralizado.
Quanto ao formato, apresentam orientações para uso do verso e anverso da folha, recomenda-se o uso de papéis reciclados e também apresenta as medidas da margem que deve ser 3 cm para direita e superior e 2 cm para esquerda e inferior.
O espaçamento era chamado na edição anterior de espacejamento, indicam o espaço entre as referências para um espaço simples em branco, o que não significa que se deve alterar os dois “enter” entre uma e outra, isto permanece. A nota de rodapé deve ter o texto separado por um filete de 5 cm, a partir da margem esquerda, na edição anterior a medida era de 3 cm e o alinhamento a partir da segunda linha da nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, sem espaço entre as notas e com fonte menor do que o corpo do texto.
Quanto aos indicativos da seção apresenta uma observação sobre o título das seções primárias começarem em páginas ímpares (anverso), espaço entre o texto de 1,5 antes e depois e alinhamento quando mais de duas linhas abaixo da primeira letra da primeira palavra do título. Foi retirada a NBR 6024 dos títulos sem indicativo-numérico.
Foi incluso o termo páginas para a paginação, indicação da não numeração das pré-textuais, contagem dos trabalhos impressos somente no anverso da folha, as folhas devem ser contadas sequencialmente a partir da folha de rosto, a numeração deve ser colocada no canto superior direito, quando impressão no anverso e no canto superior esquerdo, quando no verso.
Para as ilustrações deve-se colocar indicação na parte superior palavra designativa, seguida de seu número em arábico, travessão e título. Na parte inferior à fonte, legenda e notas.

Considerações Finais

Ao termino de nossa pesquisa constatamos que houve mudanças significativas nas normas para trabalhos acadêmicos e a fim de manter um padrão, tais mudanças devem ser minuciosamente estudadas para que os novos trabalhos que venham a ser montados já se enquadrem nas normas.
Alguns consideram as normas da ABNT como um “atraso” de vida, mas na verdade ela facilita a vida de todos para que se tenham trabalhos bem montados e com uma estética apreciativa. Usadas da forma correta o aspecto visual do trabalho fica muito mais organizado e assim na hora da leitura tal organização é essencial.
As normas da ABNT estão em constantes reformas para que sempre possam estar auxiliando os universitários e usuários em geral de seus recursos, portanto, deve-se sempre procurar pelas atualizações para que a informação que foi adquirida não se torne obsoleta, isto é, este trabalho apresentou as principais mudanças no ano de 2012, mas como as normas não permanecem imutáveis, nos anos seguintes novas edições podem entrar em vigor.e é dever do pesquisador tomar conhecimento das mesmas.

Referências

DIMUSSIO, Débora Floriano, Alterações da NBR 14724 da ABNT: Informações e documentação – trabalhos acadêmicos – apresentação. [s.l] [s.d]. Disponível em:< http://www.slideshare.net/dimussio/alteraes-da-nbr-14727-de-2011> Acesso: 28 agosto 2012

BUSE, Juliana. NBR 14724:2005 versus NBR 14724:2011: principais mudanças. Ceará. [s.d.]. Disponível em <http://pt.scribd.com/doc/51944379/Mudancas-na-NBR14724> acesso em: 03 de setembro de 2012.

0 comentários:

Postar um comentário